Skip to main content

Existem alguns problemas que não afetam nossa saúde física diretamente, mas causam incômodos estéticos e acabam mexendo com questões psicológicas. Nos deixando chateados e em alguns casos até um tanto deprimidos. Pode parecer exagero, mas quem tem olheiras sabe bem do que estou falando.

Nem sempre é possível cobri-las ou disfarça-las com maquiagem, como em casos onde elas são fundas por exemplo, você poderá até disfarça, mas cobri-la será impossível. Mas, não se desespere, para esses casos mais difíceis onde as olheiras são fundas, existe uma excelente, o preenchimento com ácido hialurônico.

O que são as olheiras?

A melanose periorbital, mais conhecida como olheira, surge devido a pele em torno dos olhos ser mais fina que o normal, tornando assim os vasinhos ao redor do olho visíveis. Na maior parte do copo a pele costuma medir cerca de 2 milímetros, já ao redor do olho a espessura é em torno de 0,5 milímetros. E exatamente por essa pele ao redor dos olhos ser mais fina, que se torna possível ver o resultado da luz refletindo os vasos sanguíneos.

Quais são suas causas?

As causas da olheira podem ser muitas, além da predisposição genética, existem outros fatores que as tornam mais visíveis, e os principais são:

• Hiperpigmentação periorbital: basicamente é a produção de melanina pela pele que fica abaixo dos olhos e resulta em uma coloração mais escura na região. Mais comum em pessoas de pele mais escura.
• Oxidação sanguínea: que pode vazar dos vasos sanguíneos da região dos olhos, deixando-a inchada e escura.
• Cansaço: quando estamos cansados, nosso corpo aumenta a produção de cortisol, para que consigamos nos manter acordados. Esse hormônio faz com que o nosso fluxo sanguíneo aumente do sangue no organismo, que por sua vez aumenta os vasos sanguíneos do corpo para acomodar todo o sangue.
• Idade: o processo natural de envelhecimento faz com que a pele perca sua elasticidade e capacidade de autorregeneração, tornando as olheiras visíveis.

Quais os tratamentos?

Existem tratamentos tópicos, cremes, loções e até intervenções naturais que podem ajudar, mas só nos casos mais leves. Nos casos mais sérios que envolvem o pavoroso desnível cutâneo, as olheiras fundas, o tratamento mais indicado é o preenchimento com ácido hialurônico.

00 Além de ter efeito imediato, e ser indolor, já que pode ser usado uma anestesia tópica. O ácido hialurônico é constituído de ácido glucurônico e N-acetilglucosamina, que colaboram para a manutenção das fibras de colágeno que dão sustentação à pele. É um líquido translúcido, claro e solúvel em água.

O preenchimento com o ácido hialurônico funciona da seguinte maneira, depois da pele anestesiada e da área onde ele deve ser aplicado ser definida.

O médico dermatologista injetará o ácido em pequenas quantidades, na região das olheiras. É um procedimento rápido e parte do efeito já é percebido no dia da aplicação, mas em até dois meses, você notará uma melhora gradual. No dia da aplicação, existem a possibilidades de pequenos hematomas.

Por ser um tratamento com uma substancia presente no nosso organismo, ele não é permanente. Seu efeito costuma durar de 8 a 12 meses. Mas vale muito a pena. Se você sofre com as temidas olheiras profundas, essa é a melhor saída. Procure seu dermatologista e se livre desse problema.