Skip to main content

Cabelos saudáveis são o sonho de muitas mulheres. As vezes podemos pensar que essa meta é difícil de alcançar, mas na verdade não é. Para se conquistar e manter os cabelos lindos e saudáveis, basta seguir algumas dicas simples. Neste artigo mostraremos quais são essas dicas, e como segui-las para que você deixe seus cabelos lindos.

01. Alimentação

Começando pelo obvio, sim, a alimentação. Você já deve ter ouvido falar que a beleza vem de dentro para fora. Portanto, cuide da sua alimentação.

Procure ingerir alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras, que são ricos em vitaminas e sais minerais. E beba muita água.

02. Produtos de higiene

Escolhas shampoos e condicionadores de boa qualidade. Leve em consideração o seu tipo de cabelo, e com base nessa informação, teste os produtos até encontrar aquele que se encaixe melhor no seu cabelo. Produtos de boa qualidade são importantes para manter a saúde dos fios.

03. Lavagem

Tome cuidado no momento da lavagem. Movimentos bruscos e muito fortes além de danificar os fios, podem machucar o seu couro cabeludo, provocando queda e podendo causar a inibição do crescimento dos fios. Lava-los em água quente também não é bom, a água quente retira toda a hidratação natural do cabelo, além de enfraquecer o couro cabeludo e provocar seborreia. Procure sempre lavar o cabelo em agua fria e fazer movimentos leves e circulares, com a ponta dos dedos. Massageando bem o couro cabeludo, para estimular o crescimento dos cabelos e a produção de lipídios natural.

04. Penteie o cabelo diariamente

O habito de pentear diariamente é muito importante para manter os cabelos lindos e saudáveis. Fazendo isso ao menos uma vez por dia, você estimulará a circulação sanguínea no couro cabeludo, proporcionando um crescimento mais rápido e mantendo o cabelo sempre lindo.

05. Evite calor excessivo

A exposição excessiva ao sol resseca o couro cabeludo, deixando os cabelos secos e sem vida. Evite também o máximo que puder aparelhos como secador, chapinha e babyliss. Mesmo quando usados com um protetor térmico, eles agridem os fios. Podendo enfraquece-los a ponto de quebra-los.

06. Hidratação

Mantenha seu cabelo sempre hidratado, já dissemos aqui que beber bastante agua ajuda nisso. Mas só beber agua não é suficiente. O Cabelo está exposto a diversas agressões diárias como, sol, vento e chuva. Esses acontecimentos ressecam os fios, podendo deixá-los quebradiços demais. Tente fazer uma hidratação capilar de uma a duas vezes por semana. Você pode usar um produto de sua preferência, ou mesmo receitas caseiras.

07. Químicas

Evite fazer químicas muito agressivas, ou faze-las sozinha. Procure sempre um profissional para a aplicação de tinturas, alisamentos ou qualquer outra química no seu cabelo.

08. Corte

Tente manter uma rotina para o corte de cabelo. Ao menos uma vez a cada dois ou três meses, procure um cabeleireiro para cortar as pontas. Elas são as partes do cabelo que estão mais expostas aos danos diários. E se não forem tiradas com uma certa frequência, podem se tornar pontas duplas, ou quebrar. Dando um visual de cabelo malcuidado e desnutrido.

09. Prendedores de cabelo

Evite o uso continuo de prendedores de cabelo. Presilhas, elásticos, grampos… todos eles quando usados com frequência, enfraquecem e quebram os fios.

10. Não durma com o cabelo molhado

Dormir com o cabelo molhado, além de poder complicar sua saúde, quando um habito, enfraquece o cabelo. Isso porque a umidade é abafada junto ao coro cabeludo, enfraquecendo a raiz, e podendo causar queda de cabelo e criação fungos. Sem contar que deixa os cabelos opacos.

Seguindo essas dicas, não tem erro. Com certeza você terá cabelos lindos e saudáveis!