Skip to main content

Existem muitos motivos que podem desencadear um processo de perda de cabelos. E apesar de esse ser um problema que não causa nenhum risco a saúde do indivíduo, todas as pessoas que sofrem com problemas capilares passam por imensos constrangimentos e baixa autoestima.

A maior parte dos problemas com queda de cabelo, acontecem por questões físicas (hormonais), má alimentação (ausência de nutrientes), fatores genéticos e questões emocionais (depressão ou estresse). Se você tem notado falhas no seu couro cabeludo e está em busca de informações para saber do que se trata e como resolver essa questão, acompanhe esse artigo e saiba mais a respeito de um tratamento muito eficiente e que não possui nenhuma contraindicação, o PRP tratamento com plasma, rico em plaquetas.

O que é o PRP tratamento com plasma?

O PRP tratamento com plasma, rico em plaquetas é feito a partir do sangue, que é composto por hemácias (células vermelhas) e leucócitos (células brancas), plasma e plaquetas. A concentração normal de plaquetas no sangue varia entre 150.000/µL e 350.000/µL.

O plasma é a parte líquida do sangue que conta com substancias responsáveis pela coagulação, além de proteínas e íons. Ele é considerado rico em plaquetas, quando em sua contagem é possível encontrar mais de 1.000.000 de plaquetas por µL de plasma.

A plaqueta contém vários agentes cicatrizantes em sua composição, que comparado ao sangue normal, o PRP chega a ser uma concentração de 3 a 5 vezes maior. Fatores que influenciam a cicatrização de tendões, músculos, ligamentos, ossos e cartilagem.

O PRP tratamento com plasma, ou preparações de plaquetas isoladas, e concentradas também são conhecidas por nomes como:

  • Concentrado de plaquetas
  • Gel de plaquetas
  • Preparação rica em fatores de crescimento

No entanto, o termo plasma rico em plaquetas (PRP), além de ser o mais utilizado também parece ser o mais adequado.

Como é produzido o PRP?

O PRP plasma rico em plaquetas, é obtido a partir do sangue do próprio paciente em que o tratamento será realizado. Os passos para que ele seja obtido são:

Coleta de sangue do paciente

Adição de citrato, para evitar coagulação antes que o PRP seja preparado;
Centrifugação do sangue, uma ou duas vezes. Processo que separa as células brancas, as vermelhas, o plasma e as plaquetas;

Ativação da coagulação

A ativação da coagulação, processo final da obtenção do produto é comumente realizada com trombina bovina. E resulta na degranulação do liquido e liberação dos fatores de crescimento.

Como funciona o PRP tratamento com plasma?

As plaquetas são células que não possuem núcleos e duram entre 8 e 10 dias. Elas contem em seu interior ‘grânulos alfa’ e ‘grânulos densos’, substancias responsáveis pela cicatrização.

Os grânulos alfas, são ricos em TGF-β, fator transformador do crescimento, e vários outros fatores de cicatrização. Já os grânulos densos possuem serotonina, histamina, dopamina, cálcio e ATP (molécula de energia). A liberação de todas essas substancias presentes nos dois grânulos é fundamental para as três etapas do processo normal de cicatrização, que são: inflamatória, proliferativa e remodelação.

O coágulo de plaquetas atrai células que formam novos tecidos e servem como estrutura de base. Isso significa que quando o composto possui alta concentração de plaquetas além e estimular o processo de cicatrização, e formação de novos tecidos, capazes de produzir e repor os fios que são perdidos comumente no dia a dia.

O tratamento em si funciona com a aplicação do preparado diretamente no couro cabelo, com o uso de micro agulhas que injetam a substancia superficialmente. O tratamento é pouco invasivo, sem contraindicações e muito eficiente. Procure seu dermatologista de confiança e saiba mais informações sobre o PRP tratamento com plasma, rico em plaquetas, e ponha um fim na calvície.