Skip to main content

Muitas de nós mulheres em algum momento da vida nos fizemos essa pergunta. Porque as mulheres têm mais dificuldade para emagrecer? Isso de fato é uma realidade, e acontece por questões fisiológicas, genéticas e hormonais. Neste artigo explicaremos os principais motivos dessa condição.

Uma das maiores causas dessa condição está relacionada ao fato das mulheres possuírem uma maior predominância de massa gordurosa quando comparado a massa magra, os músculos. Isso faz com que seu metabolismo basal, a quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso, seja mais lento, pois os músculos consomem mais energia para se manterem sadios e com sua capacidade de contração.

Fatores que tornam mais difícil o emagrecimento da mulher

Existem alguns fatores que são extremamente relevantes nessa dificuldade para emagrecer que as mulheres possuem. Explicaremos melhor quais são eles e como as diferenças de reações do organismo da mulher e do homem.

Células gordurosas: elas possuem a finalidade de armazenar gordura quando seu corpo não necessita dela e liberá-la quando for preciso. Existem algumas enzimas que auxiliam no armazenamento da gordura, chamadas enzimas lipogênicas, e enzimas que ajudam na liberação da gordura, as chamadas enzimas lipolíticas.

De acordo com pesquisas cientificas, as mulheres possuem mais enzimas lipogênicas, além de um número maior de células de gordura também. Já os homens contam com um número maior de enzimas lipolíticas de liberação, além de uma menor taxa de gordura e células de gordurosas.

Questão hormonal – Estrogênio: o hormônio sexual feminino, multiplica as enzimas lipogênicas, que armazenam gordura. Por isso, na puberdade e na gravidez, a mulher armazena mais gordura, é justamente nessas épocas que o corpo aumenta a produção desse hormônio.

O estrogênio também é responsável pelas curvas e formas do corpo feminino, já que direciona a gordura armazenada para as nádegas, quadris e coxas.

A testosterona, que é o hormônio masculino, estimula a produção de enzimas lipolíticas. Responsáveis por liberar a gordura, e não armazenar.

Fator emocional feminino: em um estudo de imagens cerebrais realizado nos EUA, para ver como é possível controlar a resposta cerebral, aos nossos alimentos favoritos. Os homens se mostraram mais capazes de controlar suas respostas do que as mulheres.

Isso explica o porquê é tão complicado as mulheres resistir a um docinho. É claro que existe também a questão da TPM, que influencia diretamente na nossa alimentação no período em que ocorre e consequentemente no ganho de peso.

Como fazer para diminuir a dificuldade para emagrecer?

Mesmo que seja cientificamente comprovado que as mulheres têm mais dificuldade para emagrecer que os homens, existem saídas que podem ser grandes aliadas na luta contra sobrepeso e as gorduras localizadas. E as principais são:

Alimentação balanceada: manter uma dieta livre de carboidratos simples como açucares, arroz branco e farinhas brancas e gorduras saturadas. Beber muita água, preferir alimentos naturais á industrializados e manter um cardápio rico em nutrientes e substancias saudáveis.

Prática de exercícios físicos: é importante manter uma boa e dinâmica seleção de exercícios diários. Especialmente, series que intercalem exercícios aeróbicos com treinos de força. Assim você poderá aumentar em muito sua queima calórica.

Tratamentos estéticos: existem disponíveis no mercado diversos tratamentos estéticos capazes de eliminar a gordura localizada de uma maneira extremamente eficiente e progressiva. Procure uma clínica de sua confiança e peça informações sobre os procedimentos nessa área.