Skip to main content

Todas as pessoas que lutam com o sobrepeso, em algum momento da vida, ou durante toda ela, sofreram com o efeito sanfona. Isso geralmente acontece porque as pessoas buscam meios rápidos de emagrecimento, meios que geralmente não são os mais saudáveis.

Neste artigo explicaremos melhor o que é o efeito sanfona e como ele pode ser prejudicial para a saúde. Se você sofre com esse problema, vale a pena acompanhar nosso material.

O que é exatamente?

O efeito sanfona acontece quando pessoas que perderam peso rápido demais, não conseguem manter sua nova forma por muito tempo, e voltam a engordar após um período, que pode ser curto, ou mais longo.

Esses períodos de emagrecimento e ganho de peso são chamados de efeito sanfona. E quando muito constantes podem desencadear uma serie de inflamações de baixo grau no organismo, que possuem relações diretas com problemas como doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Entenda um pouco melhor o assunto.

Como o efeito sanfona é prejudicial à saúde?

O efeito sanfona acaba resultando em uma resistência do organismo a perda de peso. O que faz com que você recupere o peso eliminado rapidamente e torne cada vez mais difícil perde-lo novamente. Prejudicando inclusive o funcionamento geral do organismo.

Como consequência, surgem diversos problemas de saúde como:

• Baixa imunidade;

• Elevação dos níveis de colesterol;

• Hipertensão;

• Doenças coronárias;

• Diabetes tipo 2;

• Entre outras.

Outra situação prejudicial para a saúde causada pelo efeito sanfona são as mudanças de fluidos e mudanças eletrolíticas, como o potássio, que podem causar arritmias cardíacas mortais em mulheres suscetíveis de meia-idade.

A maioria das dietas mais populares que prometem uma perca de peso rápida, não possuem cuidados nutricionais, e muitas vezes reduzem a ingestão calórica em 500 a 1.000 calorias por dia. Isso faz com que os níveis de cálcio e magnésio sejam esgotados, o que pode ser muito prejudicial à saúde.

Por isso é tão importante consultar um médico antes de iniciar qualquer dieta, as restrições calóricas extremas, além de gerar o efeito sanfona ainda podem aumentar a produção de cortisol, o hormônio do estresse.

Quando presente por muito tempo no seu organismo, o cortisol possui vários efeitos negativos, podendo desenvolver além de doenças cardíacas e diabetes, o câncer. O efeito sanfona também pode ser muito prejudicial à saúde quando o assunto são os seus músculos, isso porque durante o emagrecimento eles são desperdiçados. E quando você recupera os quilos perdidos eles nãos voltam.

O efeito sanfona também diminui o metabolismo, o que pode levar a baixos níveis de energia e disposição. Quando o corpo não possui as calorias necessárias para funcionar, ele faz ajustes necessários. E esses ajustes podem significar:

• Função cerebral limitada

• Cansaço

• Fadiga

• Irritabilidade

Como evitar o efeito sanfona?

Como vimos o efeito sanfona pode sim ser muito prejudicial à saúde. E a maneira mais eficaz de evita-lo e procurando um médico especializado ou um nutricionista na hora de emagrecer.

Perder peso de maneira rápida, com o uso de medicamentos e/ou dietas muito restritivas, além de poder causar um efeito sanfona, pode ser muito mais perigoso do que se imagina.