Skip to main content

O número de pessoas que estão sofrendo com quedas de cabelos desesperadoras, tem sido cada vez maior. E a maioria relata que são quedas volumosas, onde os fios se desprendem do couro cabeludo como um todo. Esse tipo de problema vem acontecendo com homens e mulheres, e em ambos os sexos, as pessoas se desesperam.

Se você também vem sofrendo com uma queda de cabelo desesperadora e não sabe o que fazer, não se preocupe. Nesse artigo nos lhe daremos um norte sobre as possíveis causas e tratamentos. Mas desde já lhe adianto que o único caminho seguro para resolver esse problema é procurando um médico dermatologista ou um especialista em tricologia.
Apenas um médico de uma dessas áreas pode avaliar seu caso com exatidão e assim indicar o tratamento mais eficaz para que essa queda de cabelo desesperadora tenha um fim.

Possíveis causas da queda de cabelo

Grande parte dos casos de queda de cabelo são diagnosticados como eflúvio telógeno. Um problema capilar chato que causa queda de cabelo, diretamente do couro cabeludo, repentina. O eflúvio telógeno pode ser agudo ou crônico, isso dependerá do tempo de duração. Outras possíveis causas da queda de cabelo são:

• Processos inflamatórios,

• Processos infecciosos,

• Distúrbios hormonais.

Mas de fato, a causa que mais provável de uma grande queda de cabelo desesperadora é o eflúvio telógeno, que pode ser causado por problemas como:

• Doenças acompanhadas de febre, ou comprometimento da imunidade.

• Doenças crônicas, inflamações nas articulações, hipotireoidismo, diabetes…

• Alterações hormonais causadas por fim da gravidez, pausa de anticoncepcional e menopausa.

• Mudanças alimentares bruscas, como dietas rigorosas.

• Medicamentos para pressão e colesterol, para tratar epilepsia, antifúngicos…

• Problemas psicoemocionais, causadas por perda de familiar, demissão de emprego…

• Estresse na vida pessoal ou profissional.

• Doenças do sono, como apneia e insônia, ou apenas noites mal dormidas frequentemente.

Diagnostico do eflúvio telógeno

Para que o diagnostico seja mais eficaz é recomendando que seja realizado um exame chamado Tricoscopia Digital, um procedimento completamente indolor, onde uma lente de aumento (vídeo dermatoscopia digital) é usada para o diagnóstico exato do problema.

Tratamentos para a queda de cabelo desesperadora

Se a causa da queda de cabelo for causal e pontual, como uma gripe forte ou uma infecção severa, o problema se resolve com o tempo. Se o eflúvio telógeno for causado por uma doença crônico, ou algum problema que não possa ser corrigido rapidamente como: estresse, uso de medicamentos para tratar problemas graves de saúde, etc.

Depois do exame realizado, um dos tratamentos mais eficazes que pode ser indicado para que a queda de cabelo desesperadora tenha um fim, é a mesoterapia ou MMP, saiba mais sobre ela:

Mesoterapia Capilar ou MMP: um procedimento invasivo não-cirúrgico, que consiste na aplicação de substâncias especificas diretamente no couro cabeludo – Microinfusão de Medicamentos (MMP). Ele é realizado para que:

• A queda de cabelo diminua,

• O crescimento seja estimulado,

• A resistência dos fios seja maior,

• E o aumento do volume dos fios aconteça.

Um tratamento localizado, com a vantagem de resultados mais rápidos e menos efeitos colaterais. A técnica consiste na aplicação de fatores de crescimento, vitaminas, aminoácidos, coenzimas, antiandrogenos ou fórmulas manipuladas, que reativem as estruturas capilares. São micro infiltrações, feitas com um aparelho especifico que injetam as substancias.

Caberá ao médico dermatologista em Alphaville ou Tricologista escolher o melhor tratamento para a queda de cabelo afim de solucionar o problema. Apesar do eflúvio telógeno causar uma queda de cabelo desesperadora, são raríssimos os casos de perda de cabelos definitiva, ou sem a possibilidade de recuperação dos fios. Converse com um dermatologista em Alphaville.