Skip to main content

Há quem acredite que pessoas de pele negra não precisam se preocupar tanto com os cuidados diários, mas esse não é um pensamento correto e precisa ser evitado. Entenda nesse artigo os ricos que a pele negra sofre e conheça os principais cuidados necessários diariamente.

Entenda o que diferencia a pele negra

Pessoas de pele negra contam com uma boa vantagem genética, já que esse tipo de pele possui altos níveis de melanina e colágeno, substancias que as deixam mais resistentes ao sol e o envelhecimento precoce, sendo mais resistente ao surgimento de rugas e linhas de expressão, além disso por ser mais espessa ela também demora para se tornar flácida e raramente apresenta celulite.

Mas, isso não significa que a pele negra não mereça atenção e cuidados diários. Mesmo sendo mais resistente aos efeitos do sol e do tempo, a pele negra é mais susceptível a machas, graças ao alto nível de pigmentação, e a queloides que são promovidos pelo excesso de colágeno.
Geralmente a pele negra é mais oleosa que as demais devido uma maior secreção sudorípara, fator que promove uma maior incidência de foliculite e acne. Mas, essa oleosidade não é uma regra.

Cuidados necessários para a pele negra

Mesmo sendo naturalmente mais resistente ao sol, é fundamental que a pele negra também faça uso de protetores solares, com no mínimo FPS 15, mesmo em dias nublados ou dentro de casa. Além dos protetores, é indicado também o uso de sabonetes específicos para cada tipo de pele e produtos como anti-idade, antioxidantes tópicos e tônicos faciais, sempre indicados por um dermatologista.
Qualquer ferimento ou processo inflamatório pode causar manchas na pele negra, isso acontece porque durante o processo de cicatrização a pigmentação no local afetado é ativa, por isso, o meio mais eficiente de evitar esse problema é prevenindo-o. Mas, se você já possui manchas na pele, as substâncias clareadoras podem ser excelentes aliadas no tratamento dessa condição. Nesses casos o mais recomendado é o uso de cosméticos que possuam vitamina C, kojico, alfa-hidroxiácidos e ácido fítico, é possível também realizar procedimentos estéticos como o laser fracionado.

Para a prevenção da foliculite na pele negra, promovida pela oleosidade excessiva e a presença de pelos encaracolados ou mais espessos, o método mais indicado são as esfoliações, uma vez por semana nas áreas mais afetadas.
Já o excesso de oleosidade da pele negra, se não combatido diariamente promove uma maior incidência de cravos e espinhas, o mais indicado nesses casos é a limpeza da pele duas vezes ao dia com sabonetes específicos para o combate a oleosidade, que sejam preferencialmente líquidos. Além de um tratamento de manchas de acne, e se preciso um tratamento cicatriz acne.

E por ultimo um dos cuidados diários necessários para a pele negra é a hidratação reforçada, como dito anteriormente a pele negra é mais espessa e por isso, bem mais resistente a agressões externas, no entanto, essa resistência também impede que a pele absorva de maneira satisfatória todos os nutrientes fornecidos por cremes e produtos cosméticos. A recomendação aqui é usar hidratantes todos os dias, principalmente nas áreas mais ressecadas!